A princípio eram utilizadas na arte da caligrafia, mas com o tempo, os mangakas tiveram contato com este poderoso material e logo a pena se tornou uma das principais ferramentas usadas na finalização dos desenhos. O que mais agrada a nós artistas, é o fato de poder obter o efeito conhecido como fino-grosso, variação da espessura do traço conforme o aumento da pressão na pena.
As penas mais conhecidas e usadas no âmbito do mangá são a G-pen, Maru Pen e Kabura Pen.
A G-pen é bastante flexível, logo com ela podemos obter uma grande variação no traço, desde o fino até o muito grosso. A considero bastante versátil devido a esta capacidade.
Ela é usada principalmente na finalização de personagens.
Possui este nome devido ao G gravado nela. Aqui no Brasil ela se chama G-41.
Lembre-se se não tiver um G não é G-Pen!
Com a Maru-pen podemos fazer traços bem finos, podemos também fazer traços grossos. Sua especialidade com certeza são os traços finos.
Devido a isto, usamos em fundos e detalhes.
Possui este nome devido ao fato de que se você olhar fundo dela, verá uma forma circular, círculo em japonês é maru. Aqui no Brasil ela se chama Pena Mosquito ou Mosquitinho.
A Kabura-pen é menos flexível, por isso você não consegue brincar muito com as linhas, seu traço é bastante estável.
Creio que esta não existe no Brasil, mas eu tenho uma equivalente: Pena Caligráfica Arte Final
Ouvimos bastante sobre estas ferramentas em Bakuman:
Um Anime/Mangá que fala justamente sobre a vida de um mangaká. Ele é feito pela dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (os criadores de Death Note).
Agora minhas penas:
- Pena Caligráfica Arte Final (Kabura-pen)
- Pena G-41 (G-pen)
- Pena General (muito boa para efeitos )
- Pena Mosquito (Maru-pen)
Vocês devem estar imaginando o porquê de eu ter enrolado fita adesiva nelas, por isso já digo que elas não estão quebradas! XD
Fiz isto primeiramente porque com o suporte a mão fica mais confortável e também porque se você usar sem algum suporte você terá calos no dedo médio. Muitos mangakas fazem isto principalmente com fita adesiva que é muito mais prática.
Uma dica para limpá-las e retirar toda a tinta encrustada é mergulhá-las em um pote com água e adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio.
Mais uma postagem completada! Agora vou dormir, pois estou morrendo de sono!
Até mais! Bai Bai!